Compensa comprar uma placa de video de 8gb?

Quando as 50xx lançaram seus modelos com 8gb, lembro que gerou muito treta.

Hoje cai no modelo 5060 de 8 gb e me pergunto se compensa. Se é suficiente para games ou não.

Atualmente tenho uma 3060 palit de 12gb e queria saber se vou perder em desempenho ou não. Na minha logica, quanto mais gb, mais gráficos?

E por qual motivo essa nova geracao NVIDIA vem com tao pouco? não deveria ser mais?

Estava a pensar a mesma coisa quando as placas 50xx foram lançadas com 8 GB. A quantidade de VRAM não é a única coisa que importa — a arquitetura, a largura de banda e a eficiência também desempenham um papel importante. Dito isto, trocar uma 3060 de 12 GB por uma 5060 de 8 GB pode parecer um downgrade em algumas situações, especialmente se jogar jogos AAA mais recentes que já estão a atingir os limites de VRAM. Em termos de desempenho bruto, a 5060 deverá ser mais rápida graças à arquitetura mais recente, mas perderá a “preparação para o futuro” que a VRAM extra oferece. Honestamente, a NVIDIA cortar a VRAM nas placas de nível inferior/intermédio tem mais a ver com o custo e a segmentação do mercado do que com a limitação técnica.