Vale a pena migrar pro linux depois de velho?

Do que eu me lembre, sempre fui usuario de windows. Meu primeiro foi o windows 2000. Nunca mudei. Tive um mac por muito pouco tempo e acabei vendendendo pouco tempo depois por não conseguir me acostumar com o sistema da apple, o mac os

Depois, tentei o Ubuntu. Me falavam que era bem leve. Eu achava ele muito bonito, só que naquela epoca tinha muito problema de incompatibilidade. Mas isso era porque eu só conhecia programas do windows, então tentava usar tudo pelo Wine, que pra quem não sabe, é meior que um emulador de windows pra linux.

Pois bem, agora em 2025 eu queria dar uma ultima mudada. Vi as ultimas noticias relacionadas ao windows e não curti muito. To falando dessa mudança de não ser mais possivel logar no windows sem conta.

Agora queria saber, qual modificacao do linux compensa mais estar usando atualmente? eu Devéria dar outra chance pro Ubuntu?

O MacOS é mais “fácil” de acostumar do que qualquer Linux, e você disse que não conseguiu se acostumar na época, então eu acho difícil recomendar a menos que tenha uma boa justificativa pro uso. Eu uso os três: Windows no meu pessoal, Mac no meu trabalho, e Ubuntu no meu servidor e como backup pra trabalho no meu pessoal (virtual machine).
Acho todos igualmente capazes, mas cada um tem suas especialidades, suas chatices, e suas particularidades. Pra Linux, eu sempre recomendo Ubuntu pela facilidade, é o mais simples pra instalar direto e usar coisas básicas; Como todo Linux, requer alguma habilidade com o terminal, pra instalar programas e desenrolar alguns perrengues.
Tem programas que simplesmente não rodam, precisam do Wine mesmo. E às vezes nem com o Wine dá certo! Se estiver disposto, dê outra chance, custa nada. Dá pra instalar o Ubuntu num pen drive e rodar “portable” pra fazer um test drive.

isso que vc falou do windows acho que é a conta local, se vc já tem instalado nada muda. acho que são somente nas novas instalações que vai ter que usar conta microsoft.

no caso de linux vc pode experimentar o zorin os , ele tem uma interface bem amigável vc se sente num “ambiente windows”

Pra Linux acho que é Ubuntu ou nada. Interface mais linda e moderna não há