Como criar uma cidade de FiveM

Como criar uma cidade de FiveM

Visto que agora muita gente tem interesse, vou deixar um pequeno passo a passo aqui.

Ter sua própria cidade de Fivem tem suas avantages, como aumentar seu circulo de amigos, ganhar um extra com casas, carros, VIPs e outros.

Mas antes de começar, precisamos decidir qual framework vamos usar.

Frameworks

No Brasil existem 3: A qbcore, que é muito ultilizada pelos gringos, a vrp/vrpex, a mais usada do Brasil, por ter uma biblioteca imensa de scripts disponiveis e por fim, a Creative, uma versão modificada e bem mais atualizada da vrpex

Pra te ajudar a escolher, vou citar aqui algumas caracteristicas delas:

Creative: não é free. Tem poucos scripts. Ela é comercializada somente pelo seu criador, o summerZ. A ultima vez que eu vi ela tava 250 reais por mes. A maioria dos servidores grandes usam ela. Como o Hype RP, Complexo…

QBcore: a biblioteca de scripts é grande. Comparado com a vrpex e creative, tem muito mais possibilidades.

Vrp/Vrpex: é free. Tem muitos scripts, mas a maioria tem o visual um pouco ultrapassado. Diferente da creative e toda sua modernidade.

Hospedagem

Pois bem, agora que você ja escolheu, vamos pra parte do Host, onde você precisa hospedar tudo isso. Mas lembre-se que a melhor opcão de Host, é aquele que está mais perto de você. No Brasil no nosso caso.

Se seu servidor estiver apenas começando, eu recomendo não pegar algo muito caro. Não ultrapasse os 10 doláres por mês. 2 gb de ram já é um bom inicio.

Eu não vou te falar qual empresa de Host escolher porque não quero ser responsável de nada. Mas tem muitas por ai. Eu vejo muita gente pegar servidores da azure pelo seu baixo do custo.

Key Patreon

Depois do Host, você também vai precisar de uma Key do FiveM. É ela que vai meio que te deixar receber players no seu servidor e tornar seus mods visiveis para eles. As keys são separadas por slots, de 32, 64, 128, 1024 e 2048 se nao me falhe a memoria.

Configuração

Nessa parte, você ja vai começar a preparar o seu vps e instalar todos os requisitos. Vamos precisar do xampp para tornar seus servidor publico, do mariadb pra guardar os dados dos seus jogadores, de um executável que vai abrir as portas do seu vps, e os arquivos da sua framework e os arquivos do fx server.

Não esqueça de abrir o seu server.cfg pra trocar o IP, para o IP da sua vps, e alterar os dados do seu banco de dados.

Depois disso é so partir pra parte da divulgação e acolher seus players :wink:

Caso tiver qualquer duvida ou tenha aparecido qualquer problema, é so postar aqui que eu ajudo assim que estiver disponivel.