Uma coisa que eu venho notando é que muita gente não sabe como é de fato morar na Rocinha. Muita gente acha que é muito perigoso, que toda hora tem operação policial, que todos que moram lá fazem coisas erradas… mas não é assim. Muita gente tem uma ideia errada ainda da vida lá dentro, e é por isso que me sinto muito feliz em ver que têm vários influencers que moram lá e fazem vídeos mostrando a realidade, e eles são vários. Não é como na TV, onde só mostram a violência.
Um dos meus influenciadores preferidos que fala da vida na Rocinha e inclusive é morador, é o Danrley, que fala muito bem como é sua vida lá. Dá uma olhada:
E assim, tem vários outros vídeos, com várias temáticas diferentes, mostrando lugares para visitar, onde comer, onde comprar coisas, onde você deve ou não andar… não tem como ficar perdido.
Algumas dicas e informações úteis para quem quiser visitar a Rocinha
-
Para quem pensa em viver lá, a Rocinha tem um dos aluguéis mais baratos do Rio de Janeiro e fica entre os bairros mais caros, que são: Gávea, Leblon e São Conrado.
-
Quanto mais embaixo da favela você ficar, mais fáceis serão as suas possibilidades de locomoção. Caso contrário, o Uber/táxi vai te deixar lá embaixo e você vai ter que seguir a pé.
-
Visite o restaurante Mirante. Você terá uma vista incrível lá de cima, poderá visualizar toda a favela e o Cristo Redentor, além de degustar uma refeição maravilhosa.
-
Em seu primeiro dia, contrate um guia. Não é caro e vai te fazer ganhar bastante tempo.
“Só quem é da Rocinha e de outras favelas sabe que tem muitos trabalhadores e pessoas do bem”.