Pq existe monitores de 200, 300hz se so enxergamos até 60 fps?

Dúvida real. Talvez eu esteja sendo leigo, mas ta ai uma dúvida que sempre tive.

Pq fabricam monitores de 200 e até 300 hz, se o maximo que a gente consegue ver é até 300 fps so?

Pq comprar a melhor placa de video, tipo a 4090, pra rodar jogos a 300 fps se depois de 60 fps a gente não ve mais diferença

Alias a gente bloqueia o fps em 60 justamente por isso, não é?

Não é por isso que existe o v Sync?

Na verdade, a captação de quadros pelo olho humano é variável e de difícil aferição porque é um processo biológico. Em uma câmera, toda a imagem é captada de uma vez e passada para processamento. No olho, a captação tem tempos variados dependendo da resposta celular de cada parte do olho. Por isso é difícil falar em termos de fps do olho.
O que acontece é que há percepção consciente e não consciente do que acontece. Por exemplo, a maioria das pessoas consegue conscientemente perceber algo estranho se você inserir um quadro a cada 24 quadros (por exemplo, perceber que tem um “Jequiti”). E a maioria não vai perceber se você inserir um quadro a cada 30 quadros, no máximo achando que tem algo estranho acontecendo.
Por outro lado, se você jogar um jogo a 40 fps, vai sentir que algo não está natural, mas vai sentir mais natural quanto maior o fps do jogo. A maioria das pessoas não sente diferença acima de 100fps.
Mas tem outra questão: o efeito de sincronização. Então, se o monitor está a 144Hz, mas não está sincronizado com a geração de quadros do jogo, isso pode causar um efeito de incômodo. Então, o lance é mais entre fps do jogo e monitor do que sobre os olhos em si.
Mas, em relação à sua dúvida: a maioria das pessoas não irá sentir diferença se estiver rodando um jogo sincronizado em 144Hz/fps ou acima. Mas não se deve subestimar a visão de alguém treinado para isso, como de jogadores. É esperado que jogador tenha mais sensibilidade do que se não joguesse, subindo um pouco esses limites (não é o meu caso).

2 curtidas

que massa sua resposta mano. Agora entendi. Então se você não for “profissional” e não jogar em competicao, um 120hz já ta bom demais então, pra quem joga casualmente ne?

1 curtida

Isso, mesmo. Para mim, nao precisa passar de 100, porque nao sinto. 60, 70 fps está perfeito para mim. :slight_smile:

1 curtida