Na verdade, a captação de quadros pelo olho humano é variável e de difícil aferição porque é um processo biológico. Em uma câmera, toda a imagem é captada de uma vez e passada para processamento. No olho, a captação tem tempos variados dependendo da resposta celular de cada parte do olho. Por isso é difícil falar em termos de fps do olho.
O que acontece é que há percepção consciente e não consciente do que acontece. Por exemplo, a maioria das pessoas consegue conscientemente perceber algo estranho se você inserir um quadro a cada 24 quadros (por exemplo, perceber que tem um “Jequiti”). E a maioria não vai perceber se você inserir um quadro a cada 30 quadros, no máximo achando que tem algo estranho acontecendo.
Por outro lado, se você jogar um jogo a 40 fps, vai sentir que algo não está natural, mas vai sentir mais natural quanto maior o fps do jogo. A maioria das pessoas não sente diferença acima de 100fps.
Mas tem outra questão: o efeito de sincronização. Então, se o monitor está a 144Hz, mas não está sincronizado com a geração de quadros do jogo, isso pode causar um efeito de incômodo. Então, o lance é mais entre fps do jogo e monitor do que sobre os olhos em si.
Mas, em relação à sua dúvida: a maioria das pessoas não irá sentir diferença se estiver rodando um jogo sincronizado em 144Hz/fps ou acima. Mas não se deve subestimar a visão de alguém treinado para isso, como de jogadores. É esperado que jogador tenha mais sensibilidade do que se não joguesse, subindo um pouco esses limites (não é o meu caso).
que massa sua resposta mano. Agora entendi. Então se você não for “profissional” e não jogar em competicao, um 120hz já ta bom demais então, pra quem joga casualmente ne?