Não é facil opinar a respeito. Todo ano vem aquela mesma conversa de que os foruns estão acabando e no final nunca acaba.
O que se nota, é que os antigos e novos foruns vem fechando. Podemos citar varios exemplos: o players, politz, uol jogos… a lista é extensa.
Percebemos também, que a nova geração nem se quer sabe o que são foruns ou como usar. A maioria dos usuarios que vemos em grandes comunidades como IGN, adrenaline e outerspace, é que são usuarios que ja passaram da casa dos 30 anos.
Mas antigamente também não tinha esse tanto de plataforma que temos agora né. Como discord, reddit… mas isso é até que bom. O mundo tem que evoluir mesmo.
Mas porque então usar foruns hoje em dia? O que você faz em foruns que não pode fazer no discord e vice-versa?
Estamos chegando no fim da era dos foruns será?
Eu acho que não.
O resetera acabou de ser vendido por $4 milhões. Foruns como o IGN ganha cada dia mais users.
Creio que fóruns ainda sobreviverão por um tempo, mas continuarão sendo um produto de nicho. Eu uso reddit e discord, mas prefiro fóruns porque o formato da comunicação é melhor para armazenar informações e absorver conteúdos, no Discord é fast food (as mensagens se perdem rápido), no Reddit também ficam armazenadas, mas o layout não é tão agradável quanto o de fóruns.
eu discordo. Só velhao usa isso mesmo. Nem o Google releva resultados de forum. Tempo de forum acabou já. Tem que aceitar e abrir portas pra novas tecnologias. Algo mais facil de usar.
Não falo daqui, mas acho esse layout de forum muito ultrapassado. Reddit saiu do lote pq soube oferecer algo diferenciado com um layout de respostas facil de ler.
entretanto, acho o fediverso um ponto bem valido pra mudar isso
Eu discordo, o Reddit é um exemplo tanto de comunidade quanto comercial que mesmo em uma época de fast content as pessoas ainda buscam por respostas e tópicos humanos e isso nunca vai sair de moda, claro que podemos de tempos em tempos nos tornar nichados ou voltar a ser popular mas no fim das contas o formato de fórum mesmo que em uma velha skin ainda é bastante procurado e nessa canseira que as pessoas tomaram de redes sociais os fóruns tem mantido o espirito da internet vivo por anos e de novo está se popularizando a partir do Reddit, Discourse e cia
Temos exemplos de fóruns com skins a moda antiga superpopulosos como é o caso do IGN ou fóruns de TI como Adrenaline, Hardware, Tecnoblog ou o próprio Dion Linux Plus que abraçou o Discourse
E bostificação é a linha de chegada de todas as redes sociais fast content enquanto isso os fóruns ainda se mantêm ativos e com membros fiéis que não largam por nada e levando em conta que hoje em dia a retenção é mais importante que views como o exemplo que citaram, os adolescentes dos anos 00s popularizaram os fóruns e nos seus 30 anos + ainda seguem fiéis as suas comunidades.
A próprio META integrou o threads ao fediverso pq sabem a pica que vão enfrentar! Pra resumir meu ponto de vista, a gente sempre vai buscar lugares que tenha humanos pra trocar todos os tipos de sentimentos e informações, pois garanto que ninguém gosta de entrar no TT e ficar interagindo com bots