To vendo muitas configuracoes que já vem com linux instalado, configs gamer com placa de video e etc. Outro grande exemplo disso é o steam os. Queria saber pq tem tanta empresa se lançando nisso agora? Quais são as vantagens de jogar jogos no linux, no lugar do windows 11? Inclusive, no windows 11 tem uma opção pra otimizar para games durante a instalacao ne?
Lembro que ha um tempo atrás quando eu usava Ubuntu, tinha que instalar um programa pra instalar coisas do windows e conseguir rodar algo. Esse ainda seria o caso atualmente?
E alias, o que vc préfère no contexto gamer? Windows ou linux?
Eu ainda prefiro Windows, mas a distribuição Linux chamada Garuda me surpreendeu. Gostei muito da experiência. Consegui jogar todos os jogos que testei (inclusive Wow), só que ainda com uma perda de 10 a 15 fps em relacao ao Windows. Só tive que aprender a escolher a versão certa do Proton.
A versão gamer do Garuda vem com tudo o que é preciso, inclusive o Steam, Wine e proton. Entao, na maioria dos jogos, você irá simplesmente instalar como sempre faz no steam e estará pronto para jogar. O que aconteceu comigo é que precisei atualizar o sistema depois da instalação para baixar os apps de compatibilidade mais recentes.
Tive alguns outros pequenos problemas de fácil solução. Por isso indico o Garuda como plataforma de jogos apenas para quem é entusiasta.
Os problemas que podem aparecer não são difíceis de resolver, mas podem tirar um pouco a paciência da pessoa.